
É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora. Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares, aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório, tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos, melhora a flexibilidade das articulações.
Riscos/cuidados da hidroginástica: Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, recomendo um cardiologista, não há nenhum tipo de problema. Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares. Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.
- Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica: Glúteos. Braços. Pernas. Abdômen. Costas.
- Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica: Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma freqüência entre 70% e 85% da sua capacidadde total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a freqüência cardíaca entre 55% e 70%. Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie. Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.
Emerson Nolasco
É formado em Educação Física pela UNIJORGE e Pós Graduado em Atividades Aquáticas pelo IWL.
Foi também Professor e Coordenador da AquátiCAS(Academia de Natação e Hidroginástica do Colégio Adventista de Salvador).
Atualmente trabalha realizando exames de Bioimpedância em residências, condomínios e academias e também como Personal Trainer de Atividades Aquáticas. Contato: 99131-0247