terça-feira, 18 de dezembro de 2007

É pior ser obeso ou sedentário?

Manter a forma física é melhor do que apenas ser magro
Dois homens estão lado a lado. Um é magro, com pouco índice de gordura no corpo, porém sedentário. O outro é obeso, mas pratica exercícios físicos com regularidade. Qual dos dois tem chance de viver por mais tempo? A resposta pode surpreender muita gente: o obeso.

Esse é o resultado de uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association (Jama). Um grupo de 2 603 sexagenários foi acompanhado durante 12 anos. Eles foram classificados de acordo com o índice de massa corporal, medida da cintura e porcentagem de gordura localizada. A forma física foi avaliada de acordo com o desempenho na corrida.
Durante a pesquisa, 450 participantes morreram, a maioria por diabete e infarto, relacionados a ambos os fatores (falta de exercício e obesidade). O risco maior de morte era o de quem tinha sobrepeso, mas essa propensão diminuía à medida em se levava em conta a forma física.
Os médicos acreditam que o mesmo resultado pode ser aplicado às populações mais jovens e às mulheres (do grupo pesquisado, 80% eram homens).


Novos estudos, porém, devem ser conduzidos para essa confirmação. É notícia alentadora para os obesos. O resultado do estudo, acreditam os médicos, pode motivar os gordinhos a não achar que o jogo está perdido. A boa nova, no entanto, precisa vir acompanhada de um alerta: o sobrepeso ainda é um fator de risco.

Nenhum comentário: