terça-feira, 26 de junho de 2007

A vantagem de ser Vegetariano

Nos últimos anos, extensivos estudos médicos têm provado que os Ocidentais seguem uma dieta com quantidade excessiva de açúcares, proteínas, gorduras saturadas, colesterol, pesticidas e com poucas fibras. Este tipo de dieta causa várias doênças e elevados custos médicos. Aqueles que seguem uma alimentação rica em carnes onde consomem várias vezes mais proteínas do que as que são necessárias morrem mais cedo. Essas proteínas extras não só são um desperdício como causam doenças desnecessárias. O consumo exagerado de produtos animais na dieta ocidental é responsável, em parte ou na totalidade, pelo alto índice de morte causadas pelas seguintes doenças: ataque cardíaco, artrite, câncer de mama, câncer de próstata, câncer do cólon, osteoporose, diabetes, asma, pedra nos rins, impotência e obesidade. Os vegetarianos são, por regra, mais saudáveis, como comprovam vários estudos (da American Dietetic Association and Dietitians of Canada ou do PCRM - Phisicians Committee for Responsible Medicine - http://www.pcrm.org/ , por exemplo). Com uma alimentação isenta de produtos animais é possível obter todos os nutrientes (excepção da B12) - como já escrevi no artigo anterior, necessária ao bom funcionamento do organismo. A chave de uma alimentação vegetariana está, pois, na variedade e em saber combinar os alimentos. Os vegetarianos escolhem uma dieta menos poluída com toxinas e, também, em venenos como o mercúrio, que polui as águas do mar e dos rios. Nenhum vegetariano precisa se preocupar com a vaca louca, a febre aftosa, os hormônios das galinhas ou o colesterol da carne de porco ou da pele dos frangos. Os peixes, que até bem pouco eram considerados uma alternativa mais saudável do que a carne, também não escapam às agressões ambientais. Pior ainda é que estes não têm um sistema de eliminação capaz de expelir as toxinas que ingerem nas águas poluídas em que vivem. Portanto, quem come peixe está inevitavelmente também ingerindo toxinas.

Doenças cardíacas: Uma das maiores vantagens que se pode ter ao diminuir o consumo de produtos de origem animal é a redução do risco de doenças cardíacas. As doenças do coração são uma das principais causas de morte nos países que mantêm um consumo alto de produtos de origem animal. Só os Estados Unidos gastam anualmente cerca de 100 biliões de dólares no tratamento de doenças cardíacas. E a cada 45 segundos, nesse mesmo país, ocorrem mortes devido a ataques cardíacos. É principalmente nas carnes magras que mais se encontra colesterol (que, consequentemente, aumenta o risco de doenças coronárias), embora possa parecer razoável o contrário. Os legumes, os grãos, os vegetais e as frutas são alimentos totalmente isentos de colesterol (este é exclusivamente de origem animal, e não está presente em nenhum produto exclusivamente vegetal). Alguns números sobre a média de risco de morte por ataque cardíaco: Em homens americanos que consomem carne é de 50%. Em homens americanos que não comem carnes é de 15%. Em homens americanos que não consomem carne, ovos ou produtos lácteos é de 4%.

Câncer: O risco de contrair muitas das formas de câncer pode ser reduzido com a diminuição do consumo de produtos que contêm alta quantidade de gorduras animais. Na Inglaterra, onde os vegetarianos já têm desconto no seguro de vida, o Journal of National Medicine (principal órgão técnico-informativo britânico sobre saúde) publicou um estudo que prova que os vegetarianos têm menos 40% de probabilidades de desenvolver câncer ou doenças cardíacas, se comparados aos que comem carne. O grupo de pesquisadores comparou 6115 vegetarianos com 5015 carnívoros, ao longo de 12 anos. O objetivo era constatar se a dieta vegetariana é capaz de reduzir o risco de morte prematura. Depois de incluírem variantes como tabaco, grau de obesidade e classe social, os pesquisadores concluíram que a dieta à base de verduras reduziu efectivamente o risco de câncer e de doenças cardíacas. Por exemplo: Aumenta-se o risco do câncer da mama em mais 2,8 ao comerem ovos e produtos lácteos uma vez por semana. Aumenta mais 3,2 vezes o risco de ter câncer de mama ao se comer manteiga e queijo 2 a 4 vezes por semana. Aumenta em 3 a 8 vezes mais o risco de ter câncer de mama a mulher ao comer carne pelo menos uma vez por semana. Aumenta mais 3,6 vezes o risco de ter câncer dos ovários a mulher que consome 3 ou mais ovos durante a semana. Aumenta em 3 vezes mais o risco de câncer na próstata o homem que consome carne, ovos e produtos lácteos.

Nota:
“Cristo deu a seu povo definidas instruções acerca de seus hábitos de vida, e assegurou-lhe:"E o Senhor de ti desviará toda enfermidade." Deut. 7:15. Quando cumpriam as condições, verificavam-se as promessas. "Entre as suas tribos não houve um só enfermo." Sal. 105:37.

Sobre as Carnes:
“Verduras, frutas e cereais, devem constituir nosso regime. Nem uma grama de carne deve entrar em nosso estômago.” *CSRA, p. 380
“Os animais estão doentes, e participando de sua carne, plantamos as sementes de enfermidades em nossos tecidos e sangue.” *CSRA, p. 386

* Livro: Conselho Sobre Regime Alimentar E.G.W

13 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho exatamente um comentário, mas sim uma dúvida: Porque Jesus comeu peixe?

obrigado!

Unknown disse...

Acho super legal Emerson. Mas como vc disse o problema está na combinação dos alimentos.Gostaria que colocasse algumas sugestões para que possamos substituir os alimentos de origem animal. Lembrando aqui do cuidado q temos q ter com os de origem vegetal q tambem estão contaminados.

Anônimo disse...

Verdadeiramente não tenho duvidas que o melhor alimento é o vegetal,mas veja só o meu cunhado trabalha em uma empresa onde os vegetais são adubados com esterco de porco. Como saber se os vegetais estão contaminados e como tratá-los?

Dayane Cristine de Almeida disse...

Achei muito interessante, eu sou vegetariana, mas não pela saúde, por mim, quando Deus quiser que eu vá pros caminhos do céu eu vou, rs. Me preocupo muito com a morte dos animais só pro nosso paladar, por isso que sou vegetariana. *:

Anônimo disse...

Olá fascinante esta página está muito estruturado.........boa:)
Amei Continua deste modo !

miriam disse...

Sou vegetariana, e amo!!!! Tive um tumor no cerebro em 2009 ( tenho apenas 32 anos) depois disso resolvi mudar a minha vida,e me tornei vegetarina, vivo uma vida bem mais saudavel!!!!

Miriam Weiser, Amherst, NY

Anneluz disse...

Uma escolha certa que estou fazendo...por ser contra pelos animais e pelo fato de ter feito bariátrica a digestão da carne é horrivel! to me sentindo bem! ;)

Anneluz disse...

Com certeza é uma ótima escolha! uma dieta balanceada e livre de toxinas melhora a qualidade de vida mesmo!;)

Natália Florencio disse...

José Ricardo - em nenhum momento esta explicito no texto que Jesus era vegetariano.
Gostaria de parabenizar pelo texto,sou vegetariana e concordo com tudo,afinal se temosd tantas opções de alimentos porque MATAR para comer?

Anônimo disse...

Respondendo a pergunta do José Ricardo: existem novas pesquisas e estudos que sugerem que Jesus não comia peixes, e sim, essa dedução decorre de uma palavra mal traduzida, que originalmente é fishweed, que significaria um tipo de alga que existe ainda hoje no oriente médio, e não peixe. As principais autoridades religiosas evangélicas já aceitaram e confirmam que é possível que seja verdade, mas parece q a igreja católica está relutante... pq será?

Anônimo disse...

tenho 39 anos sou carnivero peso 109 kilo tenho varios problema de saude como diabetes pressao arterial tregliceridio alto dores nas articulaçoes e no joelho,seramente estou pensando de ser vegetariano porquer todas as vezes que vou ao medico eles mim orienta mudar minha alimentaçao






















e

Anônimo disse...

acho tudo isso uma grande bobagem,pois a biblia diz,que o reino de Deus não é comida e nem bebida, e sim alegria no espírito santo,romanos 14:17,e bem verdade que ser vegetariano traz uma melhor qualidade de vida,noentanto não existe na biblia nem um mandamento por parte de Deus,para sermos vegetariano e que so vegetarianos herdaram o reino do céu,Foi Deus quem permitiu o alimento carneo,o povo israelita os levitas todos se alimentavam de carne tambem.penso que quem é vegetariano nunca deve julgar os que não saõ,e os que são nunca devem julgar os que não são
vegetarianos romanos 14:3 eu procuro abster-me de carnes imundas gosto de comer muita frutas e legumes tambem graças a Deus tenho saude amém

Gualter João Augusto disse...

Com o devido respeito que merece o r. professor, na prática, o que eu tenho visto é totalmente o contrário, ou seja, os vegetarianos MORREM MAIS CEDO. P.e., tenho 3 primos, ou melhor, tinha, dois deles eram TOTALMENTE VEGETARIANOS e já morreram antes dos 55 anos. O terceiro, que até come carne de vez em quando, ainda não tem 60 anos e já está com grave anemia provocada pela falta de proteínas, i.é,corre sério risco de não chegar aos 70 anos. O pai dele, que come carne normalmente, inclusive, picanha gorduroso, está com mais de 80. O segredo de uma vida saudável é comer bem, de tudo, fazer exercícios regularmente e, cuidar apenas dos excessos, pois, até exercícios em excessos podem matar. Abração. Gualter João Augusto - Advogado, churrasqueiro nas horas vagas e só come picanha mal passada.