segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mitos sobre o inverno

Na semana passada, boa parte dos brasileiros teve que enfrentar as temperaturas mais baixas do ano. Além do frio, o inverno traz também outros problemas, como a diminuição da umidade do ar. Para ajudar a enfrentar os quase dois meses que ainda restam da estação fria, o G1 ouviu o médico pneumologista Edimar Pedrosa Gomes, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Gomes respondeu o que é mito e o que é verdade na hora de se proteger do frio. Confira!

Tomar banho muito quente mesmo durante o inverno faz mal?

Verdade! Os banhos quentes, independente da estação do ano, causam o ressecamento da pele por eliminar, com a ajuda do uso de sabonetes, uma camada protetora e superficial da pele rica em gordura, que serve como proteção. Aliado ao clima frio e ao vento, o problema se agrava. Os banhos não devem ser muito prolongados (mais de 20 minutos) e a temperatura deve variar entre os 29° a 37°.

No inverno, o clima fica mais seco. Colocar baldes de água pela casa realmente funciona?

Mito! Na verdade, a utilização de baldes ou toalhas molhadas no interior de residências surte pouco efeito no aumento da umidade do ar, uma vez que a evaporação é lenta. O uso de vaporizadores ou mesmo de água quente do chuveiro é mais indicado.

A maioria dos aquecedores de ar também é desumidificadora. Seu uso faz mal para a saúde?

Verdade! Todo tipo de aquecedor que cause a redução da umidade do ar pode aumentar o ressecamento de mucosas e a transmissão de microrganismos. O ideal é o uso de aquecedores que não causem redução da umidade do ar ou aquecer os ambientes, mas mantendo uma porta ou janela aberta.

É verdade que o frio dá mais fome? Nosso corpo precisa de mais comida no inverno?

Verdade! O corpo humano é homeotérmico, ou seja, necessita manter uma temperatura constante. No inverno, com a perda de energia para o meio externo, o organismo humano acaba necessitando de mais calorias, o que acaba sendo interpretado, pelo cérebro, como uma necessidade maior de alimento. Como temos alimentos à nossa disposição ricos em calorias, o risco é que antes de usarmos nossas reservas calóricas (gorduras), acabemos por adquirir uns quilinhos a mais com a ingestão maior de alimentos. O ideal é manter a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada mesmo no inverno.

Estamos livres da desidratação no inverno?

Mito! Um adulto de 70 kg deve ingerir diariamente em torno de 2,5l de água. Apesar de, no inverno, reduzirmos perdas como o suor, continuamos a eliminar líquido, como na urina. Por isso, a dica é ingerir líquidos, mesmo sem sede.

Há perigo em tomar gelado no inverno? Tomar sorvete realmente dá dor de garganta?

Mito! Algumas pessoas, devido à sensibilidade maior que apresentam, podem sentir dor após a exposição a alimentos frios, mas os verdadeiros motivos são desconhecidos.

A vitamina C durante o inverno realmente diminui o risco de gripe?

Mito! Embora seja uma crença popular, não há comprovação científica de que a vitamina C seja capaz de reduzir a ocorrência de gripes e resfriados.

É preciso usar filtro solar no inverno?

Verdade! O uso de filtro solar independe da temperatura ambiente, e sim do nível de exposição à luz solar, que é até maior no inverno, com dias menos nublados e maiores índices de poluição.

Edredon é melhor que cobertor de pêlo?

Para algumas pessoas! Para portadoras de doenças alérgicas como asma e rinite, o uso de cobertores de pêlo pode aumentar a exposição a ácaros, poeiras, desencadeando os sintomas destas doenças. Alguns indivíduos apresentam maior sensibilidade à lã, podendo também provocar sintomas dessas doenças alérgicas.
Fonte: Edimar Gomes, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Globo.com

Nenhum comentário: