quinta-feira, 6 de março de 2008

Dificuldade de Concentração

A capacidade de concentração e a qualidade do sono andam lado a lado. Concentrar-se significa direcionar seus esforços mentais para uma determinada atividade, situação ou problema.
Vários fatores podem influenciar sua capacidade de concentração, desde o modo como você organiza a informação até a maneira como utiliza seu cérebro durante o processo.
Para melhorar sua concentração, além de manter um padrão regular de sono, você pode empregar algumas estratégias bastante simples:
Procure deixar o ambiente calmo, livre de distrações, e com todos os materiais necessários à mão.
Estabeleça metas realistas sobre o que você quer resolver e em quanto tempo pretende realizar aquela tarefa. A sobrecarga de metas pode gerar uma sensação de incapacidade, com se você não fosse bom ou boa o suficiente para resolver o problema. Na verdade, você simplesmente agendou tarefas demais em um espaço de tempo excessivamente curto. Vá com calma.
Comprometa-se com a tarefa: um dos principais combustíveis do cérebro é o entusiasmo. Acenda seu raciocínio com ele.
Para aumentar o rendimento durante o estudo, vá por camadas: familiarize-se primeiro com as idéias principais, e então passe para os detalhes.
Ao organizar seu tempo, escreva para si mesmo um recado com o horário em que você estará livre para preocupar-se. Sempre que sentir que está perdendo o foco, leia o recado.
Ao lidar com novas habilidades, informe-se bem a respeito (como aquilo pode ser feito, quais as possíveis dificuldades, quais as dicas dos especialistas, etc). A ansiedade da expectativa pode comprometer sua capacidade de raciocínio.
Procure fazer conexões entre o que você está aprendendo e o seu dia a dia ou coisas que você já sabe. Dar um significado real à informação facilita enormemente o aprendizado.
Planeje alguma forma de recompensa para você mesmo, após atingir seu objetivo. Por exemplo: ao estudar para uma prova, prometa para você mesmo um passeio ou um presente caso atinja um aproveitamento acima de 80%.
Manter um bom estado de saúde é essencial: o condicionamento físico aumenta a autoconfiança e promove relaxamento, facilitando o fluxo de idéias e melhorando a capacidade de concentração.

3 comentários:

Jonathas Melo disse...

É bom mesmo buscar hábitos de calma na hora que é preciso durante o dia. Dicas sobre isto e sobre aquilo são necessários.

Melhor ainda é mudar totalmente a maneira de pensar e de ser da pessoa, (isto é verdadeira mudança) no sentido de tornar-se uma pessoa calma, e não meramente mudar um hábito.

Esta mudança pode levar meses, anos, mas é importante que se diga: é possível mudar totalmente o ser.

Maséias disse...

Olá caro amigo,,,
... Sou estudante de medicina e como sabe devemos nos dedicar muito aos estudos e ter uma excelente organização para termos sucesso nas notas... e além disso na vida profissional... Gostei muito dessa matéria e seguirei essa orientação... Gostaria também de orientações mais detalhadas sobre esse assunto,,, quem sabe me indicar um bom livro que me oriente,,, Sinto muita dificuldade em manter ritmo e qualidade de estudo... será que vc poderia me ajudar nessa empreitata?... ainda estou no 1° período e gostaria de começar bem e ir melhorando cada vez mais,,, pq é isso que Deus merece e quer de nós, o nosso melhor... sou muito deficiente mesmo... e preciso de ajuda. Pode me ajudar?

Agradeço a atenção, aguardo o contato e as futuras orientações;;;
meu -mail: maseias@hotmail.com
Desde já seu amigo,
Maséias Martins Lima Silva
Acadêmico de Medicina - 1° Período

Lala disse...

Ola! Achei interessante o assunto e acho que eu sofro de dificuldade de concetração, mas to com dificuldade de mudar também, muita dificuldade de mudar.
Se tiver alguma dica pra me ajudar, agradeço!
email: laisa.fcardoso@gmail.com
Obrigada
até mais