quinta-feira, 3 de abril de 2008

DENGUE, O BÊ-Á-BÁ DA PREVENÇÃO.

Muita gente e água limpa - é disso que o transmissor do vírus da dengue gosta, principalmente as fêmeas, pra lá de interessadas em garantir um local para se reproduzir e alimento farto para suas crias. Foi o que descobriram pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Dentre todos os criadouros avaliados, caixas-dágua e tonéis destampados foram responsáveis por 65% dos ovos coletados, conta o parasitologista Ricardo Lourenço de Oliveira, coordenador do estudo. Eliminar esses focos, é claro, diminuiria a incidência da doença.

O BÊ-Á-BÁ DA PREVENÇÃO

Para afastar esse perigo da sua casa é preciso ficar atento nos lugares que acumulam água

Caixas-dágua e tonéis: confira se a tampa está bem fechada e vede qualquer pequena brecha ou rachadura. Isso impede que as larvas se instalem.

Vasos de planta: sempre coloque areia nos pratos para nunca deixar água parada.Garrafas, frascos e pneus: eles podem acumular água. Assim, não devem ficar descobertos. Se não tiver onde guardá-los, cubra-os com lona ou plástico.

SINAIS DE ALERTA

Se você está sentindo algum dos sintomas abaixo há mais de dois dias, evite se automedicar e procure um médico imediatamente

Febre alta, Dores de cabeça (principalmente na região dos olhos) Dores nas articulações e nos músculos, Cansaço, Náusea, Falta de apetite, Vermelhidão na pele e Diarréia.

Nenhum comentário: