segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pratique exercícios físicos

Não dá para escapar. Dez entre dez médicos dizem que a prática de exercícios é importante para qualquer um que queira se manter saudável – seja qual for a idade. Além de melhorar o sistema imunológico e ajudar a controlar obesidade, estresse, hipertensão, colesterol, entre outros males, movimentar-se aumenta a qualidade e a expectativa de vida.

Um estudo inglês da University of Nottingham Schools of Graduate Entry Medicine and Biomedical Sciences mostrou que, à medida que envelhecemos, torna-se mais difícil manter o tônus muscular. Isso diminui a força e aumenta a probabilidade de quedas e fraturas.

De acordo com pesquisas, quatro tipos de exercícios são importantes para a saúde: de força, equilíbrio, alongamento e resistência. Os de força constroem músculos e aceleram o metabolismo, ajudando a controlar o peso; os de equilíbrio previnem quedas, responsáveis por torções e fraturas, especialmente em idosos; os de alongamento proporcionam maior flexibilidade nos movimentos; e os de resistência melhoram os batimentos cardíacos e a respiração. O ideal é fazer um pouco de cada. “O exercício físico programado, orientado por profissionais, é sempre benéfico em qualquer faixa etária, especialmente na terceira idade”, conta a fisioterapeuta Heloisa Guerra, de São Paulo.

Nota: Esse deve ser o décimo artigo que eu posto sobre a importância da atividade física. Nós como cristãos devemos mais do que nunca cuidar do nosso corpo. Junto com uma alimentação saudável, alcançaremos a plenitude de uma mente e corpo saudáveis.

Nenhum comentário: