segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cochilar à tarde faz você aprender mais

Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, indica que cochilar à tarde pode melhorar o desempenho intelectual do ser humano. Dois grupos de adultos jovens foram submetidos a exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memórias.

Os resultados de ambos foram equivalentes ao meio-dia. Às 14h, uma das turmas foi submetida a um período de sono médio de 90 minutos, enquanto a outra ficou acordada. Às 18h, todos foram submetidos a uma nova bateria de exercícios. O grupo que ficou desperto teve rendimento pior em relação à rodada anterior, enquanto que aqueles que cochilaram não apenas foram melhores, como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem.

Segundo os pesquisadores, uma noite sem sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%. Os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para "limpar" a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações.

Um comentário:

Lidiane Borges disse...

Que legal Emerson, eu sempre falei que quando cochilava a tarde me sentia melhor no resto do Dia, inclusive minha mente parecia mais aberta as novas informações.Mais sempre me diziam que isso era uma desculpa para descançar. Bom, está comprovado sua eficácia. Ahh gostei do seu Blo muito bacana, também sou professora de Educação Física.

Grande abraço!