sexta-feira, 21 de maio de 2010

Por que os Adventistas não devem beber Coca-Cola. Artigo Revisado e Modificado em 04/06/2010

Hoje 04/06/2010 republico o artigo que postei no dia 21/05/2010 sobre: Por que os Adventistas não devem beber coca-cola. Esse está revisado e modificado. Saiba o porque...

Quando coloquei o artigo no blog e ele foi também divulgado pelo portal Advir.com, não imaginei que fosse causar tanta repercussão. Hoje, somente no Portal Advir ele já está perto de receber quase 2.500 visitas, mas pelos e-mails que recebi, vários sites de igrejas e associações também republicaram o artigo, o que abrange um número extremamente expressívo de pessoas que leram e comentaram o mesmo.

Nessa revisão, fiz as alterações que julguei necessárias para enriquece-lo e acrescentei também as fontes da minha pesquisa, já que muitos me pediram. Alguns "defensores da pretinha" acharam que muita coisa do que coloquei no artigo foi pura invenção e especulação, mas quando Portais respeitados no Brasil e no Mundo como Terra e BBC publicam notícias, passam por uma triagem enorme para se verificar a autenticidade do artigo escrito.

Por isso se você ainda não leu, saiba que esse pode ser um dos artigos mais completos sobre a questão do consumo de coca-cola, bebidas de cola e refrigerantes para a Igreja Adventista, já que os refrigerantes(qualquer um) pelo gás e quantidade de açucar ou aspartame também provocam danos ao nosso corpo que é templo do Espírito Santo.

Oro pra que todos os que leiam, compreendam a mensagem de advertencia que aqui contem e se e se o Espírito Santo falar a sua mente, divulgue e republique esse artigo que trará com certeza um alerta a todos aqueles que se encontram dormindo numa questão que mesmo para alguns seja sem importância, pelo menos pra mim envolve temperança e salvação.

Abraços a todos. Emerson Nolasco http://www.emersonnolasco.blogspot.com/ / www.twitter.com/emerson_nolasco

Vários artigos já foram escritos sobre o fato dos Adventistas fazerem uso de refrigerantes e bebidas de cola, principalmente a coca-cola, que depois da água é a bebida mais consumida do planeta. Eu já escrevi dois artigos e outros amigos também já postaram seus artigos em blogs que foram divulgados no portal Advir.com

Após lerem os artigos, recebemos mensagens de apoio, mas também de criticas e no fim, mesmo que por um tempo, alguns irmãos deixam de tomar a "pretinha" como alguns adventistas carinhosamente apelidaram a coca-cola, mas depois voltam a fazer uso dessa bebida que tem causado tanta polêmica, não só dentro da comunidade adventista mas também no meio secular.

Desse vez não ficarei tão imparcial como nos artigos anteriores, e se minhas palavras tiverem um tom mais duro, é porque acredito no que li tantos nos escritos inspirados da senhora White, como nas consequencias que estudos científicos já comprovaram, sobre o uso de bebidas estimulantes como a coca-cola, e também pelas fotos de onde vieram as palavras desse artigos como os respeitados Portais: Folha, Terra, BBC e muitos outros..

Ínicio

Ellen White nos alerta quanto a ingestão de alimentos estimulantes. A cafeína é uma substância estimulante presente em vários alimentos e bebidas. De acordo com o artigo científico “Consumo de Cafeína e Prematuridade”, publicado na “Revista de Nutrição”, “as maiores fontes de cafeína são café, chá, chocolate e refrigerantes do tipo cola.” Mais a frente o artigo diz: “A cafeína é, provavelmente, a droga mais freqüentemente ingerida no mundo, sendo consumida por pessoas de todas as idades.”

A maioria das pessoas que consomem refrigerantes similares à Coca-Cola não são capazes de dizer se os mesmos contêm, ou não, cafeína, de acordo com um estudo de Johns Hopkins. "Isto vai contra à afirmação dos fabricantes, que dizem que adicionam a cafeína puramente pelo sabor", afirma o psico-farmacêutico Roland Griffiths, Ph.D., que conduziu o estudo.

A pesquisa envolveu 25 consumidores de refrigerantes à base de cola. Descobriu-se que 8% deles eram capazes de detectar a cafeína em concentrações de 0,1 miligrama por mililitro, a mesma concentração encontrada na Coca-Cola clássica e na Pepsi. O restante do grupo não foi capaz de notar a diferença entre as colas que continham e as que não continham cafeína, até que os níveis desta fossem elevados muito acima daqueles aprovados pela FDA.

O artigo foi publicado na edição deste mês de Archives of Family Medicine.

"A indústria de bebidas insere uma droga que, brandamente, leva ao vício e altera o ânimo das pessoas, a qual ainda é responsável pelo maior consumo de refrigerantes cafeinados", diz Griffiths. Cerca de 70% dos refrigerantes americanos contém cafeína. As versões descafeinadas da Coca-Cola e da Pepsi representam apenas 5% da vendas.

"Como esses refrigerantes são agressivamente vendidos às crianças, os produtores deveriam explicar a razão da presença da cafeína", complementa.

Segundo Griffiths, tanto a nicotina quanto a cafeína são drogas psicoativas. Até recentemente, as companhias de cigarro negavam que a nicotina viciava e diziam que era adicionada apenas para melhorar o sabor dos cigarros. O mesmo ocorre com a cafeína, complementa.

Os refrigerantes representam a fonte mais rica de açúcar extra adicionada à dieta americana e o seu maior consumo pelas crianças toma o lugar de alimentos mais nutritivos, podendo aumentar a perda de dentes, bem como o número de casos de obesidade e de fraturas ósseas

É muito fácil dizer a um drogado que ele deve parar de usar droga, e a um viciado em alcool que ele precisa parar de beber. Entretanto, não é fácil dizer a um adventista que ele precisa abandonar a coca-cola, porque muitos de nós não temos coragem de abandonar essa bebida.
O uso de alimento estimulante e indigesto é, muitas vezes, tão ofensivo à saúde como alcolicas, e em muitos casos lança as sementes da embriaguez. A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que é saudável. Poucos há que se compenetram, como deviam, do quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve sempre estar sob a sujeição das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo.” Patriarcas e Profetas, p. 562

Nos Regulamentos Eclesiástico-Administrativos da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia de 2007/2008, página 293, lemos o seguinte: “É desaconselhado o uso do café, chá e outras bebidas que contêm cafeína e qualquer substância prejudicial.” Também, no Concílio Anual, no outono de 2007, a administração da igreja confirmou que “Os ministérios adventistas de cuidado da saúde devem promover apenas as práticas baseadas na Bíblia ou no Espírito de Profecia, ou métodos de prevenção de doenças, tratamentos e manutenção da saúde baseados em evidências” (Ibid., p. 297).

Uma declaração do presidente da Bolívia, Evo Morales, colocou a sociedade em choque por revelar que uma das bebidas mais consumidas do planeta pode fazer uso de uma planta proibida pela comunidade internacional. Evo Morales em entrevista a BBC de Londres revelou que os EUA são o principal comprador de 99% das folhas de coca comercializadas legalmente na Bolívia.

“Segundo dados do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, existem hoje três empresas no país autorizadas a importar folhas de coca; uma delas, Stepan Chemical, é responsável desde 1903 pela fabricação, para a Coca-Cola, de um aromatizante incluído na fórmula do refrigerante”. “Esta demanda americana pelas folhas de coca é alimentada pelo uso da planta como base para a fabricação de um aromatizante utilizado na preparação da Coca-Cola.

Se houver a possibilidade de estar na composição básica do refrigerante, os efeitos da substância cocaína, seriam a dependência da bebida, onde o consumidor seria levado a sempre dar preferência pela marca, haveria também um estado de revitalização energética, agitação e euforia. Como a possibilidade da composição pode ser baixa, estes efeitos seriam brandos no consumidor. Além da composição do xarope incluir o subproduto das folhas de coca, o refrigerante também possui a cafeína; uma porção de 200 ml (copo) de Coca-Cola, por exemplo, contém 19 miligramas (mg)de cafeína. Além disso, o refrigerante também leva entre 10 a 12 % de açúcar. Isso equivale a 240 gramas de açúcar na tradicional garrafa de 2 litros.

Confira os efeitos colaterais da Coca-Cola em seu organismo após beber um copo de 500ml:

10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Mais um detalhe: A Coca Light e agora a Zero tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico.
Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias.
Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.


Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir e 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: Excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.

Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.
Os distribuidores de Coca-Cola têm usado a coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.

A lei JA ordena-me: Cuidar do meu corpo, manter a conciência limpa.

Emerson Nolasco Maio e Junho de 2010

Fontes Bibliográficas:

BBC BRASIL.COM e BBC de LONDRES
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/01/060111_cocaleiroscocacolarw.shtml

PORTAL TERRA
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI228538-EI1502,00-Efeitos+fisicos+e+emocionais+do+refrigerante.html

DIÁRIO DA SAÚDE
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=refrigerantes-cola-causam-superdimensionamento-muscular&id=4161

LIVRO PATRIARCAS E PROFETAS ELLEN G. WHITE pg. 562

Regulamentos Eclesiástico-Administrativos da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia de 2007/2008

LÁCTEA BRASIL
http://www.lacteabrasil.org.br/pagina.asp?idS=21&idN=328

EMEDIX PORTAL DE SÁUDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
http://emedix.uol.com.br/not/not2000/00ago14nut-jhmi-cic-cafeina.php

11 comentários:

Mario Moreira disse...

Emerson,

Eu sou Adventista a mais de 30 anos, fiquei viciado em Coca-cola
terminava uma garrafa de 2,5 litros e já pegava outra, meu filhinho de 6 anos começou a beber Coca por minha causa. Tive que cair do cavalo como Paulo, pra começar a raciocinar, estava urinando sangue e proteinas, e então eu começei a mudar, a fazer a diferença na vida das pessoas, a deixar o Espírito Santo de Deus me usar não 50, 60, 70 mais 100% da minha vida. E Ele me falou aos ouvidos: Quer emagrecer? pare de Beber Refrigentes, principalmente Coca-Cola e pare de comer Carne.
Nós Adventistas sabemos tudo o que tem que ser feito, mais não fazemos, é muito mais comodo ficar do jeito que estamos, achamos os donos da verdade e somos, mais não praticamos, é preciso que um amigo nao adventista que nao come carne, por motivos que ele acretida, mostrar pra mim que sou de uma igreja que a escritora escreveu inspirada por Deus sobre alimentaçao natural.
Na verdade so uma mente convertida pode aceitar esta reforma alimentar, é preciso o Espírito de Deus para entender temas como estes citado por você.
Estamos vivendo no momento historico da vida aqui neste mundo, e poucos se apercebem do que está por vir.
É meu desejo do fundo do meu coração que saiamos desta inercia, que homem como você tenham o profundo desejo de serem usados 100% por Deus.
Deus tem coisas maravilhosas para fazer atraves de seres humanos dispostos a ser usados por Ele.
Que o Bom Deus ilumine sua mente e coração; é o meu desejo.

Mário Moreira
Contagem - Minas gerais
mariokoy@hotmail.com

Marcos Araujo disse...

Excelente artigo, publique mais artigos desta natureza e serás taxado como legalista ou quem sabe radicalista, mas nem ligue, divulgue com todas as suas forças, afinal o inimigo quer isso mesmo que nos acostumemos as coisas do mundo e nos esqueçamos que um dia Deus nos fez a sua semelhança e imagem e nos deu um corpo perfeito e saudável, para que possamos deixar o Espítito Santo morar nele.

Que Deus continue te abençoando um grande abraço.

Marcos Araujo
Suporte Técnico do Portal da Educação Adventista

Marcos Araujo disse...

Excelente artigo, publique mais artigos desta natureza e serás taxado como legalista ou quem sabe radicalista, mas nem ligue, divulgue com todas as suas forças, afinal o inimigo quer isso mesmo que nos acostumemos as coisas do mundo e nos esqueçamos que um dia Deus nos fez a sua semelhança e imagem e nos deu um corpo perfeito e saudável, para que possamos deixar o Espítito Santo morar nele.

Que Deus continue te abençoando um grande abraço.

Marcos Araujo
Suporte Técnico do Portal da Educação Adventista

Leandra Kerche disse...

Olá, Emerson.
Sou bióloga, mestre em bioquímica e adventista. Não sou a maior fã de Coca-Cola e não a consumo mais do que 1x por semana, um copo em uma das refeições (ainda mais porque estou grávida). Porém, assim como filme Super Size Me, que critica o consumo do McDonald's, vc deveria escrever que todos esses efeitos colaterais acontecem em pessoas que ingerem mais do que 2 LITROS do refrigerante POR DIA. E também, nas suas referências, deveria utilizar revistas e jornais mais científicos com experimentos comprovando o uso da Coca-Cola em adultos e não só em crianças. Que a cafeína faz mal em excesso, todos sabemos, pois se trata de uma droga psicotrópica com alto poder viciante. Mas também, esse alto poder viciante apresenta um limiar não citado em seu texto.
A maioria dos mortais acaba consumindo uma quantidade tão ínfima de Coca-Cola por dia que a perda de Cálcio e outros micronutrientes é imediatamente reposta por quaisquer outros alimentos que tenham sido consumidos durante o dia.
Também não ficou muito claro para mim a sua relação entre a cafeína e a heroína, já que os neurotransmissores envolvidos nas duas substâncias apresentam papéis antagônicos, sendo uma estimulante e a outra depressora do sistema nervoso central.
Posso também te dizer que deveria tomar mais cuidado ao redigir textos que podem levar alguém a choque. Uma dieta equilibrada não leva a malefícios. Basta usar da temperança e saber que TUDO aquilo que é consumido em excesso (acredite, inclusive água!) não faz bem ao organismo, podendo acarretar intoxicações.

Prof. João Lucas disse...

Olá, Emerson.
Meu nome é João Lucas, doutorando em Física pela Universidade Estadual de Londrina, professor e adventista do 7o dia. Gostaria de fazer alguns comentários sobre seu artigo.
Antes de mais nada, acho fantástico a capacidade que pessoas têm de escrever, divulgar e alertar outros a respeito do consumo - às vezes desconhecido - de substâncias nocivas ao organismo. Depois de ler seu artigo, bem como as referências (e as referências das referências - diga-se de passagem, da única que as apresenta, a dizer, a LACTEA BRASIL) gostaria de perguntar: qual é a fonte para a comparação dos efeitos da cafeína com os efeitos da heroína?
Não consegui entender o objetivo deste artigo. Foi para alertar a todos sobre o efeito maléfico da Coca-Cola/Pepsi, ou somente os adventistas? Vou explicar a razão desta pergunta. Eu acredito que, em um artigo - com bases científicas, como este que o sr. nos quis apresentar - não se deva usar citações da pena inspirada, pois estas são de caráter religioso. Digo tudo isso porque imagino que seu artigo poderia ter um alcance - ou até mesmo um impacto - muito maior, e deixar de ser, como já ouvi dizer, "palavras de fanáticos, religiosos", ou coisas do gênero.
Posso não entender absolutamente nada sobre bioquímica, mas acho que entendo alguma coisinha sobre metodologia de pesquisa.
Finalmente, por mais que eu consuma a "pretinha", tenho medo em afirmar tão veementemente dados que foram extraídos de experimentos realizados, como chamamos, no extremo ("Os casos pesquisados incluíram pacientes que tomavam de dois até nove litros de refrigerantes cola por dia, incluindo duas mulheres grávidas, uma das quais chegou a consumir sete litros de cola por dia, durante mais de 10 meses." - http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=refrigerantes-cola-causam-superdimensionamento-muscular&id=4161), pois isso pode dar margem a qualquer interpretação que não seja a que o sr. queira provocar. Reconheço, assim como o sr., seu desvalor. Somente gostaria de sugerir, se é que o posso, cautela, ok?
Atenciosamente,
João Lucas Silva

Anônimo disse...

Prezado Irmão Emerson:
Sou Adventista há 17 anos, mãe e uma simples dona de casa. Acho fantástico os seu comentários, tanto é q tenho os usado nos 5 minutos de saúde de minha igreja. Não me preocupo com o fato de que os malefícios causados pela Coca Cola, se deu em pessoas que consumiram "muita" Coca. Na minha opinião, o irmão quis alertar à igreja, bem como os simpatizantes que uma pessoa não começa a beber 7 litros de refrigente por dia, pelo contrário, ela começa com "um copo no final de semana". Perdi meu pai com 58 anos de idade, era alcólatra e o seu vício começou com a ideia que o mesmo bebia socialmente. Partindo do princípio que o meu corpo é o templo do Espírito Santo, tenho que ser radical e parar de uma vez o que nos traz tanto malefícios. O meu interesse é agradar o meu DEUS. Parabéns e continue tenhdo coragem para falar aquilo que incomoda à tantos na igreja. Um abraço.

Anônimo disse...

Oi,A Palavra de Deus não nos proíbe de beber coca-cola, como não proíbe de tomar café ou comer carne ( apenas evitar algumas) então, ao meu ver, tudo tem seus limites, os adventistas podem sim tomar coca-cola, mas sem exageros.

Anônimo disse...

Olá Emerson,

Quero parabenizá-lo pela iniciativa. Creio que quer tenha utilizado fontes de pesquisa científicas ou não, isso não importa. Não importa também qual a metodologia, como alguns citaram. Mesmo que tivesse vários artigos de fontes conceituadas, inúmeras pesquisas dizendo que o consumo de coca-cola, café, vinho, carne suína, etc... trazem benefícios a saúde, levaria em consideração apenas a palavra do Criador: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6: 19.
Acho que não importa o grau de estudo, se você é mestre ou doutor, a palavra de Deus não se contesta. Quem somos nós, diante daquele que nos formou? É obvio que tudo em excesso faz mal, mas os vícios e hábitos começam com pequenas quantidades. Um pouquinho hoje, um pouquinhos amanhã e com o passar dos anos iremos sofrer com as consequências.
Sei o quanto é difícil seguir uma dieta adequada, ingerir somente alimentos saudáveis, mas nem por isso é correto arrumar desculpas para o consumo de alimentos e bebidas não saudáveis.
Que nosso maravilhoso Criador possa nos ajudar, nos dar forças e fé para cuidarmos de nosso corpo....da nossa saúde!!!!

Anônimo disse...

Postei algum tempo um comentário em relação a este artigo que vc. publicou. Lendo os novos comentários, fica bem claro a posição cautelosa e equilibrada de alguns, e a posição radical de outros. Penso que o seu objetivo é atingir os radicais, fanáticos, porque aos equilibrados, aos inteligentes artigos como este não alcançam nenhum efeito. O problema é que vc. acaba incentivando de forma errada uma questão que só tem aumentado dentro de nossa igreja. De um lado, um grupo, sem equilíbrio, fanático, sem capacidade de perceber a alegria de viver em Cristo, e o outro grupo que se fecha e não consegue levar o amor e a liberdade em Cristo para milhares de vidas infelizes, e o pior, que muitas que irão lêr meu comentário, se vc. deixar, pensará: esse cara é um perdido....afinal de contas, o "ädventista radical" tem a verdade...Na nossa alimentação o que importa é o equilíbrio irmãos. TEMPERANÇA....alguém consegue entender isso? O erro não é beber 1 copo de coca-cola mais sim 2 litros. E não vem com essa idéia de que o erro começa assim, isso é resposta para aqueles que estão longe de Cristo e ficam com medo de encarar a realidade. Se escondem atrás do legalismo, com medo de simplesmente viver. O que contamina o homem não é o que entra pela boca, mais o que sai, se vocês me permitem esclarecer, quem falou isso, foi nada mais, nada menos que o nosso criador, o nosso Redentor Jesus Cristo, porém, o adventista deixa Jesus em segundo plano, porque para ser aceito, precisa sempre fazer alguma coisa. Não imaginem que não sei o que estou falando, eu sou adventista, e conheço perfeitamente o meu povo. Peço a Deus todos os dias que me desculpe por ser adventista. Mas, se Deus me colocou aqui, acho que Ele vai me ajudar a ajudar meus irmãos infelizes...

Clube de Jovens Antares disse...

Olá Emerson,

Quero refutar o comentário de Leandra Kerche a respeito do equilíbrio. Primeiro eu questiono: Como posso saber uma "faixa limite" de consumo de qualquer produto ou alimento que seja? Cada ser humano pode reagir de maneiras diferentes a uma dada quantidade de substância. E se eu posso conhecer tal "faixa limite", como posso me garantir que não vou ultrapassá-la? Qual domínio próprio "EU" tenho para isso. Segundo a Bíblia, o domínio próprio é um dom do Espírito, e isso me diz que o ser humano não tem domínio sobre si mesmo. Ou sobre ele domina a carne, ou o Espírito, e acredito que aquele que é dominado pela carne não está seguro em consumir o que quer que seja em equlíbrio, mas o que é dominado pelo Espírito reconhece que cumprir o desejo do Senhor é o mais importante, pois a Bíblia diz que "[...]um pouco de fermento leveda toda a massa[...]". Não quero correr o risco de ter um pouco "desse" fermento, já que a Bíbia diz que nosso "[...]corpo é o templo do Espírito Santo[...]", e assim o é para que esteja purificado para edificação. Mas como estará, se estiver imerso por tais substâncias? Tenho em minha posse um artigo canadense a respeito do assunto(COCA COLA COMO SUBSTÂNCIA VICIANTE - título não original), que cita níveis de consumo e não os relaciona a uma faixa segura, além de concluir como bebida viciante. Até a Ciência confirma o que conhecemos (sempre foi assim)! Com essa informação, concluo meu arumento. Parabéns ao Blog, Emerson!

Fábio Silva,
Fisioterapeuta, Pós-Graduando em Fisioterapia Hospitalar e Ortotraumatologia (IAENE)

Fabiano Marton Capeletti disse...

Irmãos, li cada comentário e confesso que ainda enfrentamos problemas quanto as recomendações para uma vida saudável; todo ASD sabe, pois no dia do batismo dizem SIM à profissão de fé e prometem para Deus uma dieta seletiva e saudável. O irmão que postou um comentário como Anônimo o fez por saber que seu modo de pensar seria questionado. Queridos, está na hora de sermos Adventistas do sétimo Dia! Esta na hora de viver o que pregamos!! Esta na hora de ensinarmos pela vida dirigida pelo Espirito Santo o que faz bem e por que agimos como agimos. Satanás se deleita em ver a igreja questionando coisas obvias e se ferindo uns com outros em pontos que na verdade todos já conhecem! Irmãos, vamos deixar de tantos questionamentos e viver o Assim Diz o Senhor!
Aproveite o inicio de um novo ano para as grandes decisões em sua vida! Vamos ser a geração que vai fazer diferença neste mundo!