segunda-feira, 23 de abril de 2007

Ginástica laboral 'alonga' a saúde dos trabalhadores

Exercícios no ambiente de trabalho promovem a saúde, evitando lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Todos as terças, quintas e sextas os funcionários da Editel em Salvador têm a oportunidade de praticar a ginástica laboral, que é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho. São funcionários do departamento administrativo, pessoal, designers e tele-marketing que realizam exercícios físicos, que variam desde o alongamento, relaxamento muscular, flexibilidade, massagem e força sob a minha orientação. A ginástica laboral promove a saúde e evita lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais, já que é ministrada conforme a função exercida pelo trabalhador. É um trabalho de prevenção de doenças causadas pela repetição diária de tarefas. Os empregados que atuam na área administrativa, por exemplo, estão suscetíveis a problemas posturais e musculares. Nesse caso, desenvolvemos exercícios específicos para prevenir tendinites e cervicalgias (dores na região do pescoço), entre outras doenças.
Desde que começou, em meados de março de 2006, já se tem percebido as vantagens do programa, os alunos no início tinham um pouco de resistência, hoje sentem falta da laboral quando não tem. Para a empresa é uma vantagem, porque o objetivo é manter o colaborador saudável, produtivo e estimulado; a ação faz parte do programa de qualidade da empresa.

Em 2007 a metodologia foi renovada e está ainda melhor, trazendo mais vantagem, estímulo, diversão e ludicidade aos participantes do programa, além de dicas relacionadas à saúde, nutrição e ao seu próprio corpo.

Por isso você funcionário, comece o ano com toda a energia para viver com mais saúde e mais vida, incentive sua empresa a ter um programa de ginática laboral. É vantagem para os colaboradores- melhoria na saúde geral- favorece o relacionamento social e trabalho em equipe- melhoria das relações interpessoais
- Conhecimento sobre prevenção de doenças e vantagens da alimentação saudável. Para as empresas- Redução dos gastos com afastamento e substituição de pessoal- Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidentes e lesões- melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade- maior produtividade

Que possamos a cada dia dar mais valor a nossa saúde.

Prof. Emerson Nolasco.
nolasco2007@bol.com.br
71-9929-8984

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. Vc me deu uma ótima idéia, estou tentando trazer para o Hospital onde trabalho.
Grata

Maria Pereira Barbosa Lopes
Serviço de Educação Continuada

Anônimo disse...

Onde trabalho não existe ,ainda, a ginastica laboral mas, numa sala ao lado do escritório, sem uso, faço momentos de alongamento muitas vezes sozinha. Sugiro para quem trabalha em empresa que não oferece a ginastica.

Anônimo disse...

Tenho uma empresa de G.L, estou na área a 5 anos. Tomara que essa idéia seja acolhida pelas empresas da bahia.

Boa Sorte!