segunda-feira, 23 de abril de 2007

Cuidado com o peso da mochila

Desde que vim trabalhar em uma grande escola, tenho notado crianças pequenas carregando grandes mochilas e quase sempre as mesmas estão acima do peso indicado.
Os pais devem estar atentos ao peso da mochila dos filhos.
Crianças que carregam bolsas muito pesadas tem grandes chances de desenvolver problemas na coluna vertebral.
Nesse ano, enquanto alunos se divertem ao reencontrar os colegas e fazer novas amizades, os adultos se encarregam de mensalidades, livros e do material escolar. Mas, esses itens não devem ser os únicos objetos de preocupação dos mais velhos. O Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into), órgão ligado ao Ministério da Saúde, alerta: crianças que carregam mochilas muito pesadas correm o risco de sentir dores nas costas, desenvolver postura incorreta e apresentar desvios na coluna vertebral.
O excesso de peso nas mochilas é um problema grave que, além de dores nas costas, tem conseqüências irreversíveis em longo prazo para crianças, como escoliose idiopática infantil, que mesmo sendo congênita pode ser agravada por estes maus hábitos, além de cifose, hiperlordose da coluna lombar, da artrose precoce e má postura.
Uma situação menos provável, mas que pode acontecer, é as mochilas pesadas lesionarem as placas de crescimento dos ossos. Neste caso, como as crianças estão em fase de crescimento, isso faz com que os pequenos deixem de crescer.
É comum vermos todos os dias crianças carregando mochilas acima do peso ideal e outras literalmente "arrastando" pois não suportam o peso devido a grande quantidade de livros e materiais.
Através dos tempos temos comprovado que o peso exagerado das mochilas escolares gera uma sobrecarga mecânica no corpo dos estudantes. O material muito pesado leva a criança a fazer um esforço além do que ela poderia suportar.
O ideal seria que as crianças levassem mochilas com rodinhas, para evitar problemas de coluna, porém, as crianças maiores resistem ao conselho em razão da moda. Elas temem 'pagar mico' diante dos colegas. Caso os alunos resistam às rodinhas, o peso das mochilas não deve ultrapassar o limite de 10% do peso da criança, ou seja, uma pessoa que pese 30kg não pode carregar uma mochila com mais de 3kg de material escolar.
Outra recomendação é que as mochilas sejam carregadas com as alças nos dois ombros, nunca só em um deles, para que a carga fique distribuída na região central mediana do corpo. Os estudantes que optam pelas bolsas do tipo "carteiro" são aconselhados a alternar os lados em que conduzem o material.
Cuidados - É preciso que os pais estejam atentos quando seus filhos se queixarem de dor. A partir do momento em que as crianças reclamam de dores musculares constantes, que as impedem de brincar e se divertir, é dado um sinal de alerta para a existência de problemas de coluna.
Os pais devem tentar convencer os filhos a usar a mochila com rodinhas. É importante também que os alunos levem para as aulas somente o material necessário que utilizarão em determinado dia da semana. Os livros maiores podem ser deixados nos armários na escola. Caso seja inevitável levar muito material para o colégio, os filhos precisarão da ajuda dos pais para carregar os materiais.
A prática de atividades físicas também é recomendável às crianças em idade escolar. Os exercícios físicos, especialmente esportes aquáticos, aumentam a resistência muscular das crianças. A natação se destaca, pois trabalha toda a musculatura do corpo, é bem vinda a todas as articulações e ajuda a prevenir as dores.
Outra dica é levar as crianças pelo menos uma vez por ano ao pediatra. Somente o médico pode ajudar a detectar doenças comuns na fase de crescimento, como a escoliose, um desvio na coluna que apresenta poucos sinais durante o aparecimento.

Fonte Agência de Saúde, adaptado por Emerson Nolasco.

Prof. Emerson Nolasco.
nolasco2007@bol.com.br
71-9929-8984

4 comentários:

Karol disse...

Muito bacana o artigo, se todos os pais soubessem sobre os malefícios da mochila pesada nossas crianças teriam uma vida bem mais saudável.
Parabéns!!!!
Vou passar a diante....

Anônimo disse...

leu gostei dessa pagina porque me deu um 8 no trabalho de ciencia muito obrigado beijo me liga xD!!

Thiago Gomes disse...

isso me ajudou muito pois eu estava me prejudicando e não sabia apesar dos avisos do meu pai

Danielle disse...

Eu gostei muito porque me ajudou minha coluna tava muito ruim...