domingo, 6 de maio de 2007

Fumaça de cigarro também mata não fumantes!

Substâncias tóxicas da fumaça podem causar câncer mesmo em quem não fuma.
Ao todo, são mais de 4.000 substâncias tóxicas. Os efeitos de todas elas são devastadores. Uma das mais famosas, a nicotina, é a mais potente, levando quem a consome à dependência e causando estragos, principalmente no coração e na circulação. Que o vício de fumar causa danos irreversíveis à saúde, a maioria das pessoas já sabe. O que nem todos sabem é que os efeitos das diversas substâncias do cigarro atingem em cheio mesmo as pessoas que não fumam, mas que convivem com fumantes."É muito comum esposas não fumantes de maridos fumantes (ou vice-versa) desenvolverem câncer de pulmão ou outras doenças do coração por conviverem com quem fuma", alerta o oncologista Carlos Frederico Pinto, de São José. "Um caso grave é o dos garçons. É comum doenças de fumantes em garçons que não fumam, mas trabalham em lugar que é permitido o fumo."Entre os principais problemas que atingem fumantes e fumantes passivos estão os cânceres de pulmão, garganta, estômago, bexiga e boca, além de doenças circulatórias, pressão alta, derrame, enfizema, bronquite crônica e doenças respiratórias e alérgicas de toda espécie.
Pessoas que ficam expostas à fumaça do cigarro podem ter bronquite, pneumonia, resfriados e asma, principalmente crianças e adolescentes. Além disso, uma pesquisa realizada nos EUA constatou que a causa da doença de 3000 pacientes com câncer de pulmão estava associada ao fumo passivo.
Um cigarro aceso produz 2 tipos de fumaça: a que o fumante aspira e devolve depois que é filtrada no seu pulmão, e a chamada lateral que é aquela que o fumante passivo entra em contato. Esta última sai diretamente do cigarro e, por não passar pelo filtro do pulmão de quem está fumando, possui as mesmas substâncias tóxicas que a primeira em concentrações ainda maiores .
A fumaça lateral contém 3 vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas.
Nos locais fechados em que é permitido fumar, as partículas da fumaça se espalham rapidamente levando a concentrações que excedem os níveis padrão de qualidade do ambiente. Atualmente nas grandes empresas já se pode ver as áreas criadas especialmente para os fumantes, não sendo permitido fumar em outro lugar. Caso não houvesse um lugar específico para os fumantes, uma pessoa que não fuma ao final de um dia de trabalho (aproximadamente 8 horas diárias) chegaria a fumar de 1 a 4 cigarros.
Diversas pesquisas vêm sendo elaboradas a respeito desse tema e, desde já, cientistas mostram que a incidência de câncer de pulmão entre os fumantes passivos é duas vezes maior do que a encontrada na população geral, e que as esposas dos fumantes têm o dobro de chance de desenvolverem este tipo de doença quando comparadas com as esposas de não-fumantes. Filhos de fumantes estão mais suscetíveis a doenças respiratórias que os demais, sem falar que o exemplo de ter pais fumantes é muitas vezes seguido por eles mais tarde
FUMAÇA - A maneira mais eficiente de evitar os malefícios do cigarro é não ter contato com a fumaça. "Para isso, os fumantes devem ir para ambientes abertos e jamais devem jogar as pontas do cigarro aceso no chão", recomenda o oncologista.
Evite ficar perto de pessoas que fumam. No trabalho, em ponto de ônibus, shopping, em casa, aonde você esteja ou vá, fuja da fumaça do cigarro, pois saiba que aos poucos você fumante passivo também está sendo envenenado.
O fumo passivo mata mais de 79 mil pessoas por ano na Europa, esta foi uma das conclusões de um relatório recentemente publicado por quatro organizações europeias que vem alertar para os benefícios de uma Europa sem tabaco.
Emerson Nolasco.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria saber mesmo quais são as substâncias que contem na fumaça do cigarro!

E se podecem postar sobre esse assunto eu agradeceria muito.

Anônimo disse...

Olá Emerson Gostei muito da sua Postagem muito boa, só precisa colaca uns desenhos, efeitos especiais e ficará muito bom.
AH vc é Adventista Né, porisso o Grupo também é. Eu tabém sou, de Camaçari, Bairro Novo Horizonte .

Anônimo disse...

Oi Emerson adorei sua postagem ela mim ajudou muito,hehe obrigado!