quinta-feira, 26 de abril de 2007

Brócolis previne câncer

Pesquisadores da Universidade de John Hospkins, nos Estados Unidos, pesquisaram a baixa incidência de câncer de mama entre mulheres asiáticas, acostumadas a ingerir produtos à base de brócolis chamou a atenção de um grupo de cientistas da universidade e foi o ponto de partida para uma série de pesquisas que levou a uma conclusão animadora: os fitobioquímicos ajudam na prevenção contra doenças como o câncer e o enfarte, sem muito sacrifício. De acordo com a pesquisa dos cientistas americanos, o brócolis contém alta concentração do fitobioquímico sulfonana, uma substância que suprime a produção das proteínas responsáveis pela sobrevivência das células cancerígenas da mama e do cólon. O câncer é uma doença muito temida em função de sua capacidade de se espalhar e matar.Mas, afinal, o que é o câncer? Para se entender, é necessário observar que todos os órgãos do corpo são formados de células e a maioria delas está em constante multiplicação para substituir aquelas que morrem ou são lesadas. Quando essas células novas são produzidas de maneira descontrolada, elas formam tumores. Os tumores podem ser benignos (não-cancerosos) ou malignos (cancerosos).
As células do câncer podem disseminar além do local onde o tumor “nasceu” e atingir outros locais. As células que disseminam são chamadas metástases.Existem mais de cem diferentes tipos de câncer e, como vimos, ele pode afetar qualquer parte do corpo. Após seu diagnósticos, o tratamento dependerá do tipo de câncer, sua localização no corpo, sua capacidade de disseminação, idade e estado geral do paciente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia, 60% desses diferentes tipos de câncer poderiam ser evitadas pela mudança de hábitos de vida, especialmente na alimentação Por outro lado, a ciência ainda está longe de provar que determinados componentes da nutrição previnem contra este mal, isto porque a alimentação entre as populaçõs é muito variada, e é difícil comprovar o que realmente previne contra o câncer, o ideal é consumir dieta rica em vegetais e frutas verdes e amarelas, ricas em fitobioquímicos, como os bioflavonóides.
O Instituto do câncer dos EUA indica que cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia ajudam bem. Nessa proposta de usar vegetais na prevenção do câncer, o consumo do suco de brócolis constitui uma boa oportunidade para desintoxicar o organismo.

Nota: Tenho provado do sabor e dos benefícios do brócolis a meses. As receitas são variadas e ele é também muito saboroso, prefira os bem verdinhos e o brócolis chinês por ser mais denso, rende muito mais.

Prof. Emerson Nolasco.
nolasco2007@bol.com.br
71-9929-8984

3 comentários:

Anônimo disse...

Cada vez mais eu amo meu Deus e seu o quanto ele nos criou para sermos saudáveis e felizes...essa pesquisa e muitas outras que vem falando sobre alimentação e estilo de vida só vem comprovar que Deus tinha um plano perfeito de vida traçado para cada um de nós...Felizes e SAUDÁVEIS!!!
Tárcis Andriara

Anônimo disse...

EU BEM SEI O QUANTO AS PESSOAS SOFREM AO ENFRENTAR,UM CÂNCER,POIS TRABALHO EM UM HOSPITAL QUE É ESPECIALIZADO NESSA DOÊNÇA.MUITOS RELATAM O ARREPENDIMENTO DE TER LEVADO UMA VIDA SEM CUIDADO ALGUM.MAS DOU GRAÇAS A DEUS POR TER A OPORTUNIDADE DE LEVAR A MUITOS SOB COMO PODEMOS TER UMA VIDA BEM SAUDAVEL COMENDO COISAS BOAS.E ESSA INFORMAÇÃO SOBRE O BRÓCOLIS IRA AMPLIAR AS MINHAS INFORMAÇÕES.E COM CERTEZA IREI REPASSA-LA A TODOS QUE EU PUDER.

Unknown disse...

olá meu nome é edilson micarone , perdi a minha esposa no dia 4/7, vai fazer um mes , lutamos quase cinco anos , o cancer era na mama , fez umas tres cirurgias inclusive a mastequitomia, mas criou a metastaze e foi pro pulmaõ,foram poucos meses , naõ teve mais jeito, ela tinha muita vontade de viver, mas a doença tomou conta , e deus a levou com apenas 43 anos, essa doença é cruel ,e naõ tem cura até entaõ , perdi minha ma~e com isso agora a minha esposa, um abraço a todos e vamos nos cuidar.