sexta-feira, 27 de abril de 2007

Natação amiga do peito e do coração

Por Emerson Nolasco: Aos 5 anos de idade tinha ataques constantes de asma, morava em São Paulo e o frio e a poluição contribuiam ainda mais para fazer do hospital meu segundo lar. Meus pais muito preocupados pensaram na possibilidade de vir para o nordeste por ser mais quente, amenizando assim os efeitos causados pelo frio e poluição. Escolheram a Bahia, mais precisamente Salvador como nosso novo lar. Assim que chegamos ele me matriculou numa escola de natação: A Vila Olímpica ao lado do Estádio da Fonte Nova. Começei a aprender a nadar e consequentemente respirar melhor, devido ao trabalho cardio-respiratório que a natação proporciona. Em poucas semanas os benefícios da natação já eram uma realidade em minha vida, as crises de asma e bronquite já não eram mais constantes, minha saúde melhorava mais e mais, e o fortalecimento do meu corpo com uma melhor postura eram evidentes. Aos 16 anos estava totalmente livre da asma. Fiquei tão agradecido a Deus e aos benefícios que a natação me proporcionou e ainda me proporciona, que continuo trabalhando com atividades aquáticas até hoje. A natação é considerada uma das atividades físicas mais completas que existem, e ainda é a mais indicada por médicos para pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos. Ela é recomendada pelos vários benefícios principalmente físicos que traz aos praticantes regulares, e preferida por aqueles que encontram no meio aquático o melhor ambiente para relaxar e cuidar da saúde integral.
A natação é um exercício bastante eficaz, pois coloca em jogo todos os principais músculos do corpo e, conseqüentemente, proporciona um efeito total de condicionamento, maior do que muitos outros esportes. Entre os diversos efeitos positivos que a atividade regular da natação traz para um praticante, podemos destacar o aumento da capacidade respiratória, com conseqüente aumento da sua resistência (fôlego), prevenindo e atuando em problemas de asma e bronquite; uma maior deficiência na correção e manutenção da postura, visto que na posição horizontal nossa coluna está praticamente isenta da ação da gravidade. A natação ainda contribui na dilatação das paredes do miocárdio e um aumento do volume do coração; torna as artérias mais flexíveis, possibilitando uma melhor circulação sangüínea; diminui a freqüência cardíaca basal (de repouso); atua no sistema nervoso, como um elemento auto-relaxante; e auxilia na coordenação fina e coordenação global.
A água atua como um ótimo condutor de energia. Em contato direto com a pele, pêlos e mesmo rosto, partes do corpo bastante sensíveis a estímulos táteis, o movimento do líquido ao redor do corpo provoca sensações de prazer que, em última análise, remetem ao aconchego da barriga materna. A água também é o melhor meio de exercitar o corpo com baixo impacto sobre as articulações, pois compensa a ação da gravidade, facilitando os movimentos e a coordenação do nado.
A natação é um esporte de predominância aeróbica, ou seja, que utiliza oxigênio para produzir energia. Esse tipo de exercício geralmente requer velocidades moderadas e longas distâncias. Em relação a outras atividades aeróbicas praticadas no chão, como corrida e pedalada, sem dúvida a natação é a que apresenta menor risco de lesão articular. Como forma de perder gorduras, no entanto, sua eficiência varia de acordo com o desempenho do nadador. A demanda de energia depende da velocidade do movimento e da braçada que está sendo dada, mas também é influenciada pela habilidade do nadador. Um nadador hábil requer menos energia para mover-se na água, portanto ele tem que nadar uma distância maior do que uma pessoa não experiente para alcançar o mesmo gasto calórico.
O gasto calórico na natação, como em qualquer outra atividade física, depende muito do metabolismo de cada indivíduo, mas pode-se dizer que uma aula de natação com 45 minutos ininterruptos consome cerca de 400 kcal a 600 kcal. O dispêndio de energia de simplesmente mexer as pernas para manter-se à tona em posição vertical pode ser alto: um consumo de cerca de 1,5 litros de O2 por minuto. Isto significa um gasto calórico estimado de 7,5 kcal/min. Os nadadores de elite usam o mesmo número de quilocalorias por minuto para nadar a 36 metros por minuto, enquanto que um nadador não experimentado pode requerer o dobro para manter a mesma velocidade.
Dicas importantes:
Ao nadar o indivíduo libera calor (suor), por isso há a necessidade de hidratação durante o exercício.
A alimentação antes de nadar deve ser por meio de frutas ou sucos, não sendo interessante a ingestão de doces ou chocolates, pois o açúcar cai na corrente sangüínea e é consumido muito rápido, prejudicando a performance.
É interessante o aluno realizar, antes de iniciar as aulas, um exame cardiológico com liberação para atividade física e dermatológico.

Emerson Nolasco
É formado em Educação Física pela UNIJORGE e Pós Graduado em Atividades Aquáticas pelo IWL.
Foi também Professor e Coordenador da AquátiCAS(Academia de Natação e Hidroginástica do Colégio Adventista de Salvador).

Atualmente trabalha realizando exames de Bioimpedância em residências, condomínios e academias e também como Personal Trainer de Atividades Aquáticas. Contato: 99131-0247

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Luciana, tenho um filho de 7 anos que está apresentando asma desde o final do ano passado. Estou fazendo um tratamento com ele mediante um remédio inalatório todos os dias por tempo indeterminado (provavelmente anos). Moro em Bragança Paulista. O clima aqui é mais frio do que quente. Fiquei feliz ao ler a matéria e perceber que pode-se ficar livre dessa doença com exercícios aeróbicos, principalmente natação.
Grande abraço.

Anônimo disse...

EU SOU DEFICIENTE FISICA E SEI BEM O BENEFICIO QUE A NATAÇÃO TRAS,COMECEI POR RECOMENDAÇÃO MÉDICA E HOJE SOU APAIXONADA.TEM DIAS QUE SAIO DO TRABALHA TOTALMENTE TRAVADA POIS TRABALHO EM UM HOSPITAL E É BASTANTE CORRIDO,VOU PARA A NATAÇÃO E AO ENTRA NA AGUA MIM SINTO COMPLETAMENTE RENOVADA,NO DIA SEGUINTE PARECE QUE A SEMANA ESTA COMEÇANDO NÃO SINTO UMA DOR NA UNHA....NATAÇÃO É VIDA,VIDA SAUDAVEL EU RECOMENDO.